.: O Lar

Como tudo começou

Em 1987 o casal Mary Pinheiro de Souza e João dos Santos Garcia começou a receber, em sua própria residência, crianças e adolescentes em situação de risco. Com o aumento dos casos, em 19/10/1997 foi fundado, oficialmente, o Lar Tia Anastácia, abrigo para vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos e de abuso sexual encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Vara da Infância, polícia ou hospitais da cidade.

Mary e JoãoEm 1999, foi doado o terreno de 2.840 m² para construção da sede por um empresário de Teresópolis. Desde 04 de agosto de 2002, o Lar Tia Anastácia funciona na Rua Otto de Alencar, 380, numa construção de 550 m². Até dezembro de 2006, continuou funcionando em regime de abrigo, deixando de sê-lo pela dificuldade em obter o montante necessário para seu custeio, que envolvia o funcionamento permanente, para o atendimento, inclusive, de crianças com necessidades especiais.

A partir de fevereiro de 2007, uma nova era começou para a Instituição: de abrigo para crianças o LTA passa a ser Centro de Atenção à Criança e à Família, contando, apenas, com a ajuda de benfeitores para o custeio das atividades que inclui funcionários devidamente registrados; o LTA passa a operar e horário diurno, agindo como complemento sócio-psico-cultural para as crianças e suas famílias, gerando oportunidades de desenvolvimento humano.

Hoje o Lar Tia Anastácia possui uma estrutura organizacional que conta com apoio de funcionários, colaboradores e voluntários.

Estrutura Organizacional