.: Notícias


29 de abril de 2012

Almoço beneficente do Lar Tia Anastácia foi sucesso no fim de semana
- Neste domingo mais de 150 pessoas prestigiaram o evento da instituição

Neste domingo, 29 de abril, o Lar Tia Anastácia realizou um almoço beneficente para angariar fundos para a instituição. Realizando eventos todos os anos para conseguir verbas, o almoço foi a primeira festividade do ano. Contando com o apoio de colaboradores que doaram a grande parte do material para o desempenho do almoço, o evento aconteceu na Sociedade de Ciências Médias de Teresópolis, localizada no bairro de Ermitage, e foi um verdadeiro sucesso.
Desde o sábado, 28, e no domingo, a equipe do Lar, Saionara, Alessandra, Lucileide, Julia, João Ricardo, Flávia, João Paulo, Lívia, Ana Prado, Ivonete, Jeanette, Simone, Isadora, Eunice, Anny Becker, Juliete, Bia e Zé faziam o almoço e os cartazes, centros de mesa, e diversos preparativos para o evento que contou com a presença de mais de 150 pessoas.
A partir do meio dia de domingo, já começavam a chegar várias pessoas para prestigiar o evento, que graças às doações teve comida e bebida à vontade, para o público que foi chegando até às 15h30. Os artistas Tony e Anderson animaram a festividade com o melhor do forró e muitas músicas dançantes, abrindo uma grande roda onde as pessoas se divertiram dançando e cantando.
Depois de almoçar, quem estava no evento também teve a opção de escolher deliciosas sobremesas, que também foram feitas com materiais doados pelos colaboradores e outros doces doados por pessoas que já conhecem o trabalho do Lar Tia Anastácia.
Com o objetivo de angariar fundos, o evento também contou com a parte social, onde muitas pessoas que nunca participaram de nenhuma festividade da instituição conheceram as oficinas, o trabalho da recreação infantil e o funcionamento do Lar.
Além dos R$ 10 do ingresso e da bebida e da sobremesa a parte, muitas pessoas também resolveram levar doações de comidas, como gelatina, azeite, aveia, biscoitos, entre outras coisas, que servem para manter o dia a dia da Casa e as refeições das crianças da recreação infantil e de todos que passam pela casa diariamente.


Devido ao imenso sucesso do almoço, que só pode ser realizado por causa da ajuda dos colaboradores, o Lar Tia Anastácia agradece aos contribuintes, Sociedade de Ciências Médicas de Teresópolis, Tony e Anderson, Serra Plast, PBL, Realce, Fresh Fruit, Gatão Bebidas Nacionais e Importadas, Chef em Casa, Açougue Portugal Carnes e Coração de Chocolate.

 

24 de março de 2012

O Lar Tia Anastácia conta com o apoio de 18 voluntárias, que duas vezes por ano realizam um bazar, com roupas, eletroeletrônicos, coisas de cozinha, e mais um monte de objetos e materiais, todos doados por diversas pessoas.
Na semana passada as meninas finalizaram o primeiro bazar do ano. Durante duas semanas um rodízio foi feito por essas mulheres, para vender tudo o que foi doado, com um precinho muito bom.
Você sabia que o bazar do Lar Tia Anastácia é tão famoso que já tem suas próprias clientes? Pois é! "As pessoas sempre nos procuram, querem saber quando vai ter outro bazar para poder ir", afirmou Ângela Rampini, coordenadora do bazar!
As quatro coordenadoras do projeto já estão fazendo a triagem das doações, que não param de chegar, e separando as peças por masculina, femenina e crianças.
Se interessou? Quer ajudar? Então ligue para o 3642-0861 e informe sua doação, se você não tem como chegar até o Lar Tia Anastácia, nosso carro busca a doação em sua casa!
Mas se você quer vir em nossa casa e aproveitar para conhecer nosso trabalho, o Lar fica na Rua Otto de Alencar, número 380, no Rosário.
Ah, lembrando que toda a renda do bazar é para as prioridades do Lar Tia Anastácia!

Ângela, Marisa, Sonia e Sonia. As coordenadoras do projeto

Ângela, Marisa, Sonia e Sonia. As coordenadoras do projeto.

: Na triagem das doações, que não param de chegar, para o próximo bazar

Na triagem das doações, que não param de chegar, para o próximo bazar.

Marisa e Ângela separando as calças jeans

Marisa e Ângela separando as calças jeans.

05 de março de 2012

RELATÓRIO ANUAL - 2011

  • Atividades Desenvolvidas em 2011:

Recreação infantil - Atende crianças de 4 à 6 anos em contra turno escolar. O objetivo da Recreação Infantil é fazer com que as crianças e suas famílias possam resgatar a vontade de construir vivências através de brincadeiras, fomentar a alegria, o entusiasmo e novas descobertas para as suas vidas. No mês de março fechamos convênio com a Fundação para a Infância e Adolescência – FIA, com isso passamos a ter no projeto pedagoga, auxiliar de recreação e professores de artes e de educação física.

Oficinas – O Lar Tia Anastácia contou com diversas oficinas oferecidas por profissionais da nossa cidade, de forma voluntária. Esses voluntários escolheram a atividade a ser executada, o dia e a hora que poderiam estar no LTA, a faixa etária que queriam trabalhar e o número máximo de participantes por turma.  Ao longo do ano de 2011 tivemos as seguintes oficinas:

BIJOUTERIA – Responsável: Graziela
Sexta feira 11h as 12h e 13h as 14h
BOLSAS – Responsável: Adriana
Quarta feira- 15h as 16:30h
BORDADO – Responsável: Eunice
Sexta feira 14h as 16h
COSTURANDO COM ARTE - Responsável: Jorgina Dutra
Sábado 09h às 12h
 PROTAGONISMO JUVENIL – Responsável – Julia da Fonseca
Quarta feira- 14h as 16h
GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA – Responsável: Camila Bueno
Segunda feira - 14h às 16h
HIP-HOP – Responsável: Giovane
Sábado - 11 às 12h
INGLÊS – Responsável: Bruna de Novaes
Sexta feira - 9h às 11h e Sábado de 14h às 16h
LAMBAERÓBICA – Responsável: Renata
Terça feira - 16 às 17h
PINTURA A ÓLEO - Responsável: Beatriz Bastos Padilha
Quinta feira 16h às 17h
PONTO DE CRUZ – Responsável Saionara Alves
Quarta feira- 13:30h as 14:30h
REFORÇO DE PORTUGUES – Responsável: Amanda Machado
Terça-feira 14h às 16h
TEATRO – Responsável: Karina Biassi
Sábado 13h às 14h
TECELAGEM – Responsável: Eliane Azevedo
Quarta-feira 09h às 11:30h e 13h às 15:30h
TRICÔ E CROCHÊ – Responsável: Verinha Dantas
Quinta-feira 14h às 16h

Oficinas com parcerias

ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS - SESI– Responsável: Marli
Segunda à quinta 14h às 17h
CAPOEIRA – SUDERJ – Responsável – Rafael
Seg , Qua e Sex 10h às 11h; 14h às 15h
FUTEBOL – SUDERJ – Responsável - Átila
Ter e Qui 08h às 11h; 14h às 16:30h
   
Serviços

De forma a atender nossa Missão Institucional que é: “Contribuir para o desenvolvimento humano através da prestação de serviços e da atenção integral a crianças, adolescentes e familiares, ... para que estes possam ser protagonistas na transformação de suas realidades”, no ano de 2011 contamos com os seguintes serviços gratuitos para a comunidade:

  • Assessoria Jurídica – Ildebrando - Terça 13h às 16h
  • Psicóloga – Tatiana - Terça – manhã
  • Psicóloga – Camila - Quarta – dia todo
  • Massoterapia – André – Segunda - manhã       

 

Atividades Extras

  • Festa Junina do SESC;
  • Festa Julina no LTA;
  • Noite de Caldos Dançante;
  • Bazar;
  • Festa do Dia das Crianças;
  • Colhendo a Semeadura;
  • Festa de Natal;
  • Passeios das crianças da Recreação Infantil aos seguintes lugares: Parnaso, Cinema, Casa de Cultura, SESC, trenzinho pela cidade, Colégio Único.
  • Passeios das meninas do Projeto Olhares aos seguintes lugares: Casa da Memória, Museu da Maré e da Vida, CRT, McDonald’s, Sobrado Francisco Lippi, Casa de Cultura assistir peça teatral, Encontro de Fotógrafos, Clube Comary para tirar fotos do evento beneficente, Teatro da Prefeitura Municipal numa noite de premiação.

 

Acontecimentos Importantes

Ao longo do ano aconteceram fatos importantes na nossa cidade e consequentemente, para o LTA.
Com as chuvas de janeiro, a diretoria da casa disponibilizou a equipe técnica multiprofissional da Instituição para atendimentos sociais e psicológicos as famílias desabrigadas e desalojadas, com atendimento psicológico da coordenadora Flávia e da assistente social Alessandra as vitimas da tragédia no Pedrão e plantão de atendimento psicológico da psicóloga Julia na sede da instituição.
Após esse período fomos contactados pelo Instituto Camargo Correa que nos doou a quantia de R$ 20.000,00 para obra de infraestrutura que era necessária. Com o saldo da verba dessa doação começamos a construir uma sala no andar de cima da instituição. Atualmente falta a parte do acabamento dessa sala para que possamos transferir as oficinas das mulheres adultas para lá.
Mandamos um projeto para a Associação Nossa Senhora da Aparecida – ANSA, solicitando doação em espécie para a compra de máquinas de costura industriais novas. A ANSA é uma organização leiga, não-governamental, que visa a ajudar, através de doações recebidas de seus colaboradores, instituições beneficentes no Brasil. A ANSA foi fundada em 1982 por um grupo de voluntárias brasileiras, residentes na área metropolitana de Washington, DC, lideradas por Ligia Remick.
Recebemos a visita da ONG Viva Rio que depois de conhecer nosso trabalho nos fez doação de materiais de higiene e limpeza.
No segundo semestre conseguimos uma parceria com a médica Silvia Barros. A Doutora vem regularmente ao LTA atender as crianças utilizando-se da Terapêutica FAO que é um método de tratamento com medicamentos homeopáticos, desenvolvido pela Dra. Míria de Amorim, a partir de um trabalho de pesquisa realizado há 25 anos.
Em novembro conseguimos a publicação de mais um selo de isenção fiscal. Este novo projeto é de esporte aliado ao reforço escolar e ao acompanhamento familiar. Estamos atrás de uma empresa que queira nos patrocinar.
O LTA participou da III Feira e Congresso de ONGs Brasileiras que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de dezembro em São Paulo, com o objetivo de apresentar nossas atividades, trocar experiências e iniciar parcerias, além de participar de diversos cursos de capacitação e oficinas oferecidas pelo congresso e do próprio Congresso de Voluntários.

 

  • Trabalho Técnico:

Com as parcerias fechadas no ano para a execução de mais projetos na instituição a equipe técnica aumentou, passando a ter 03 assistentes sociais (sendo que um coordenando o projeto Olhares), uma pedagoga e uma Psicóloga. A intenção maior da equipe é acolher e dar a atenção necessária as crianças e suas famílias, através de: entrevistas, acompanhamentos, encaminhamentos a rede de recursos do município, visitas domiciliares, estudo de casos. Faz atendimento comunitário aos moradores da comunidade do Rosário, fazendo com que os mesmos possam lidar melhor com determinadas situações que apareçam em suas vidas.
A equipe técnica junto com a coordenadora da casa elabora projetos para parcerias com empresas. Também participa das reuniões dos Conselhos Municipais.

Atendimento Técnico em números:

Tipo e atividade

Público Alvo

Número de atendidos

Entrevistas/atendimentos Serviço Social

Crianças/mães/comunidade

115

Entrevistas/acompanhmentos Psicológicos

Crianças/mães/comunidade

180

Encaminhamentos

Crianças/mães/comunidade

10

Visitas domiciliares

Famílias participantes

158

Reuniões pais e/ou responsáveis

Responsáveis dos participantes

7

Reuniões externas

 

04 reuniões

Grupo das jovens

Jovens da comunidade

20 encontros

Reunião de Capacitação

Funcionários/voluntários

9 reuniões

Estudo de Caso

Famílias participantes

30 encontros

Assessoria Jurídica

Comunidade

48

 

O Programa de Penas Alternativas do CPMA/Poder Judiciário

O programa de penas alternativas é um programa voltado para aplicação de penas para as pessoas que cometeram delitos leves. Através de convênio com o poder judiciário, algumas pessoas têm que cumprir um trabalho na Instituição. Este trabalho é acompanhado pela assistente social e psicólogo do GECRIM, em parceria com a assistente social da Instituição que apresenta relatórios e freqüência sobre os apenados. Cabe ressaltar que cabe ao judiciário aplicar as medidas que considera cabíveis no caso de não cumprimento das penas impostas.
Através deste convênio, tivemos diversas atividades realizadas tais como: auxilio na cozinha, manutenção e reparos da instituição.

 

Programa de Voluntariado

O LTA desenvolve o Programa de voluntariado dando a oportunidade das pessoas ensinaram seus saberes e habilidades em oficinas que sejam do interesse delas. Ao longo do ano contamos com 15 voluntários. Entre estes voluntários, destacam-se ainda algumas adolescentes da comunidade.
O Programa de Voluntários do Lar Tia Anastácia está coordenado pela psicóloga da Instituição.

 

Programa de Capacitação

Foram realizadas reuniões mensais com os voluntários, funcionários e diretoria. Nestas reuniões, com respeito mútuo, são tratados os diversos problemas, divididas responsabilidades, ouvidas sugestões e principalmente são descobertas alternativas de solução. Os problemas de cada setor passam a ser coletivos e todos se sentem envolvidos.
Nestas reuniões surgem também diferentes idéias para solucionar problemas efetivos da instituição bem como dar maior visibilidade à Instituição.  Como exemplos dessas idéias, podemos citar o evento “Colhendo a Semeadura” realizado na Casa de Cultura com o objetivo de motivar os participantes das diversas oficinas; a ação de Natal que consistia no repasse de boletos de doação única e sem vínculo com objetivo de fecharmos o ano sem dívidas, entre outros.


  • Alimentação Fornecida:

PROGRAMA

ATENDIDOS

Café da manhã

Almoço

Lanche

Janta

Recreação

50 crianças

12.000

12.000

12.000

12.000

Oficinas

120 Crianças/
adultos

 

 

6000

 

Funcionários/
voluntários/
apenados

14 adultos

3.360

3.360

3.360

3.360

Foi fornecido almoço para os presentes em todos os dias de capacitação.

 

  • Projetos:

OLHARES

Olhares teve seu início em fevereiro de 2011. Ele é um Projeto de fotografia com foco no cotidiano das mulheres da comunidade, para meninas de 12 à 21 anos com resgate histórico e cultural do bairro e discussão de alguns temas. Ele é patrocinado integralmente pela CRT (Concessionário Rio Teresópolis Além Paraíba), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e sob a gestão da Criativa Social. Em outubro este Projeto concorreu com outras instituições ao Prêmio Darcy Ribeiro, tendo ganhado o 1º lugar na categoria Educação como Ferramenta para Promoção e Inclusão Social.

 

PROJETO FAMILIARIZANDO-SE!

O LTA participou do edital de seleção da FIA e em março começamos a executar esse projeto que é a RECREAÇÃO INFANTIL. Com este apoio a Recreação passou a funcionar com novo molde, qual seja: atendimento com professora de artes integradas, com professor de educação física, com pedagoga e com auxiliar da recreação além da equipe que já participava da recreação que era a recreadora, a psicóloga e a assistente social. Também aumentou a sua meta para 50 crianças de 4 a 6 anos, com o mesmo objetivo de promover brincadeiras, passeios, oferecer refeições e cuidados  a essas crianças.

PROJETO EDUCAR PARA CONSTRUIR

Educar para Construir é um Projeto de esportes para crianças de 06 à 12 anos. Aliado a modalidade desportiva escolhida, que é o futsal, teremos reforço escolar para os participantes e a equipe técnica fará um acompanhamento psicossocial as famílias das crianças participantes. Em novembro de 2011 conseguimos a publicação do selo de isenção fiscal junto ao Ministério do Esporte.

PROJETO ALFABETIZAÇÃO ZERO

A Escola SESI – UNOP Nova Friburgo em parceria com a Secretaria de Educação de Teresópolis oferecem o Projeto Alfabetização Zero para jovens e adultos em parceria com o Lar Tia Anastácia.
São oferecidos os seguintes cursos: Alfabetização e 1ª à 4ª fases (séries). Eles aconteceram de segunda a quinta feira, a tarde, na Sala do Estudo. No meio do ano este Projeto deixou de acontecer no LTA.

PROJETO RIO 2016 do Governo do Estado do Rio de Janeiro

O LTA cede suas dependências para o projeto “Rio 2016” que faz parte da política de incentivo ao esporte, do Governo Estadual. O “Rio 2016” tem como objetivo a inclusão social através da oferta de atividades esportivas, recreativas e culturais e no LTA as aulas são de Capoeira e Futebol.

 

 

20 de janeiro de 2012

Atenção Empresário,

O Lar Tia Anastácia conseguiu o selo de isenção fiscal junto ao Ministério do Esporte.
A modalidade é o futsal mas o projeto preve também aulas de reforço escolar e acompanhamento familiar pela equipe técnica.
Aproveite essa oportunidade de atrelar a sua empresa a um projeto de resposabilidade social.

Maiores informações na secretaria do Lar.

 

08 de dezembro de 2011

Estamos mais uma vez recorrendo à solidariedade dos amigos para encerrarmos o ano de 2011 com adimplência.
Desde já agradecemos e contamos com sua colaboração!

O Lar Tia Anastácia (LTA) desde 2007 vem trabalhando como Centro de Atenção e Serviços à Criança e a Família acreditando no poder de transformação que o empoderamento familiar exercem dentro da família e da comunidade.
Para atingirmos nossa missão que é: contribuir para o desenvolvimento humano através da prestação de serviços e da atenção integral a crianças, adolescentes e familiares, promovendo a defesa dos direitos e o exercício da cidadania e utilizando a arte, educação, cultura, recreação, desporto e geração de renda, como ferramentas para que estes possam ser protagonistas na transformação de suas realidades, o LTA ao longo do ano realizou: 359 famílias atendidas; 338b entrevistas técnicas; 131 visitas domiciliares; 24.580 refeições servidas.
Estes atendimentos são distribuídos em: 50 crianças na Recreação Infantil; 45 meninas no Projeto Olhares, 20 mulheres adultas nas oficinas de tricô e crochê, de costura, de geração de trabalho e renda e de bordados; e aproximadamente 48 crianças e adolescentes distribuídas nas outras oficinas que acontecem na instituição.
Além disso, o trabalho do LTA se desenvolveu além da fronteiras da nossa instituição. Após o período da catástrofe natural que atingiu nossa cidade o Lar, no dia seguinte – 12/01/2011 doou alguns itens tipo: comida, material de limpeza e roupas e a equipe técnica e alguns voluntários do LTA foram voluntários nos atendimentos as vítimas, no Pedrão, nos abrigos e até mesmo in loco.
As atividades básicas do LTA continuam sendo mantidas por doações da sociedade civil e sendo complementada por eventos beneficentes. Ajude-nos a encerrar o ano sem dívidas e assim, continuar nosso trabalho de maneira honrosa. Para isso estamos lançando essa campanha onde precisamos repassar 70 (setenta) boletos no valor de R$ 50,00 totalizando R$ 3.500,00.
Você também pode ajudar a transformar vidas!

Mais uma vez agradecemos a sua doação nesse esforço coletivo e convidamos a conhecer pessoalmente nossa Instituição.

A Diretoria

24 de outubro a 12 de novembro de 2011

Amigos, o Lar Tia Anastácia estará fazendo seu bazar beneficente. Teremos um pouco de cada coisa e a venda de todas as coisas ajudarão na manutenção dos nossos atendimentos.
O bazar acontecerá no mesmo local dos anos anteriores, no casarão situado na Rua Olegário Bernardes nº 55 – Várzea, do dia 24 /10/2011 ao dia 12/11/2011.
Venham ajudar!

 

18 de outubro de 2011

O evento beneficente Essa noite vai dar um caldo! foi um sucesso. Os amigos da instituição responderam ao nosso convite e comparecerem ao evento beneficente para desfrutar de uma noite agradável, com uma temperatura amena e lógico, comidas deliciosas. Quem novamente esteve à frente dos fogões, foi o Chef em Casa! Contaram também com música da melhor qualidade, com a dupla Tony & Anderson. Dos 30...0 ingressos que foram disponibilizados, 200 foram vendidos, o caldo verde preparado pelo Chef em Casa e pelo Green Fruit, estava uma delícia, mas o que valeu mesmo a pena foi poder contar com a ajuda dos amigos para a manutenção do Lar. O lar Tia Anastácia agradece a todos que contribuíram para o sucesso deste evento, O CHEF EM CASA, O GREEN FRUIT (forneceram os insumos), e todos os outros nossos parceiros, colaboradores, voluntários, funcionários e amigos que sem eles seria impossível o sucesso do evento. O Lar Tia Anastácia agradece sua ajuda, ela é fundamental para manter e ampliar o projeto.

30 de setembro de 2011

Há muito tempo a homeopatia vem sendo utilizada para tratar das dores do corpo e da alma.
A Terapêutica FAO é um método de tratamento com medicamentos homeopáticos, desenvolvido pela Dra. Míria de Amorim, a partir de um trabalho de pesquisa realizado há 25 anos.
“O FAO ou fatores de auto-organização é um convite ao SER, através do despertar de nossa memória primordial ou biocampo, lembrando a cada um quem É (a real identidade da pessoa, uma criação harmoniosa). Os sete medicamentos utilizados e preparados segundo o método homeopático, interagem entre si em equilíbrio e harmonia, podendo despertar no individuo que o utilizar, a sua capacidade inata de organizar-se. Visa á cura integral dos mais diversos males que padece o ser humano, ao mesmo tempo em que desperta a possibilidade de reorientação no sentido da escolha consciente de sua própria vida como ser integrado a um todo, participante e responsável pelo destino do nosso planeta.” Míria de Amorim
Compartilhar este aprendizado, como médica que acredita na medicina que olha o ser de forma integral, é dever. Compartilhar esta beleza que é o tratamento com o FAO, é privilégio. E posso exemplificá-lo com uma experiência que assisti esta semana usando o BIOFAO ( o FAO utilizado na agricultura).Estava com uma rosa branca que havia plantado em casa e que não havia desabrochado,estava murcha,pronta para cair.Pinguei umas gotas do biofao e após dois dias,para minha surpresa ao acordar, a rosa havia não só levantado como desabrochado lindamente.Estava esplendorosa.A coisa mais bonita de se ver.E é assim que vamos assistindo flores e pessoas desabrochando.

                         Rosa


Espero poder contribuir para a evolução destas pequenas rosas que são estas crianças aqui do Lar Tia Anastácia, que desde muito cedo estão expostas as tempestades da vida,ao sol forte que queima e causa dor e que as vezes ás faz murchinhas ou as deixam cheias de espinhos.
Que o FAO as ajude a crescer, desabrochar e saírem por aí espalhando seus perfumes e contribuindo para um mundo mais harmonioso e feliz.
Dra. Sílvia Barros

23 de setembro de 2011

Evento Beneficente em prol do Lar Tia Anastácia: Essa noite vai dar um caldo! Este evento acontecerá no Clube Comary, terá o Chefe em Casa na cozinha preparando os caldos e música ao vivo com a dupla Tony & Anderson. O evento será no dia 23/09/2011 às 20 horas e custará R$ 12,00. Maiores informações de como os convites podem ser adquiridos, na secretaria do Lar Tia Anastácia.

Patrocinadores

Doczy
Chef em Casa
Photo Santa Tereza
Gatão Bebidas
Clube Comary
Tony & Anderson
Green Fruit
Via Expressa
Corações de Chocolate
Serra Plast
Realce
União descartáveis

 

09 de setembro de 2011

Relatório mensal referente à agosto de 2011

No mês de agosto, voltamos a ter na casa a oficina de tricô e crochê, e também iniciamos as aulas de ponto cruz e inglês. Cabe ressaltar que muitas das mulheres estão freqüentando mais de uma das oficinas oferecidas no Lar Tia Anastácia, e também um curso de economia solidária oferecido pelo Sesc.
A Psicóloga da casa continua com o grupo das jovens, abordando temas próprios para idade, sendo que vem encontrando uma grande dificuldade para realização das atividades devido ao comportamento inadequado das adolescentes.
Em relação à área de Psicologia e Serviço Social, foram realizadas quatro entrevistas iniciais de psicologia e sete de serviço social, onde também foram necessários nove acompanhamentos psicológicos e quatorze de serviço social, sendo que as entrevistas sociais são realizadas pelo João, assistente social do Projeto Olhares, GTR e pela Saionara Assistente Social da FIA e da casa.
Cabe ressaltar que as voluntárias de psicologia, Roberta e Evangelina, já iniciaram os atendimentos voluntários na casa, que estão acontecendo na quarta-feira à tarde, sendo que esses atendimentos não estão sendo quantificados neste relatório.
No dia seis desse mês tivemos nossa reunião de capacitação, reunião da FIA e reunião de estudo de casos abordando quatro famílias.
No decorrer da semana foram feitos mais seis estudos de caso com as Psicólogas voluntárias, que se prontificaram a vir nas reuniões de sábado para participar do estudo de caso com a equipe técnica.
Quanto as visitas domiciliares foram feitas seis iniciais, cinco de acompanhamento e oito sem sucesso, em algumas situações as visitas foram feitas em conjunto, serviço social e Psicologia.
Foram feitas visitas institucionais ao Ciep do Barroso, Fundação Leão XIII, Cartório Eleitoral e no DETRAN.
Foram realizados dez encaminhamentos, entre eles clínicos, jurídicos, sociais.
Na área pedagógica foram realizadas várias atividades motivadas pelos temas “Cores” e “Profissões”.
- Cada tema gerador foi iniciado por uma história: FLICTS (de Ziraldo) para as cores e LUZIMAR (de Graça Lima) para as profissões. Foram estas as atividades realizadas:
- Com a recreadora: contação de histórias; conversas e brincadeiras sobre as cores e profissões; recorte e colagem de revista pesquisando as cores e profissões; pintura de “tatuagens” nas mãos das crianças, a cada dia uma cor; “filminho” e músicas sobre profissões; baile a fantasia; jogos de montagem e encaixe; massinha de modelagem e outras.
- Com a arte-educadora: pintura em pano de prato (para a feira da FIA); mistura de tintas primárias para descobrirem as secundárias; pinturas coloridas em parede do pátio; confecção de fantoches de papel crepom; reportagem e desenhos de profissões.
- Com o educador Físico: atividades de deslocamento e direção, utilizando-se das cores dos bambolês e das minhocas coloridas; dança das cadeiras dirigidas com as cores; dramatização dos movimentos das profissões; jogo da memória com as cores.
- Como atividade extra: foi trazido um profissional malabarista que fez demonstração para as crianças e as desafiou para fazerem junto com ele. As crianças mostraram muito interesse, curiosidade e participação. Também foi apresentado um teatro bem apropriado para essa faixa etária, mostrando as diversas profissões do circo, com fantoches, músicas e mágicas. No último sábado do mês tivemos doação de lanches do Mc Donald’s e as crianças da Recreação vieram à casa para receber e brincar.
Quanto ao “Projeto Olhares” este recebeu no mês de agosto João Ricardo A. Amorim, novo assistente Social do projeto. Foram realizadas duas (02) atividades externas: à peça de teatro na Casa de Cultura (17/08) e ao Mc Donald’s (27/08). Além das atividades externas foram realizadas três (03) atividades internas: exibição do filme: Nascidos em Bordeis (08/08) tendo sido este reprisado (19/08), uma atividade de reflexão sobre a realidade passada no filme para o fomento de uma identidade de grupo (15/08) e uma atividade/dinâmica trazida pela estagiária do Serviço Social Jô, que apresenta as diversas formas de deficiência (15/08). Paralelamente a estas atividades está em andamento uma atualização da parte burocrática que envolve a entrada e permanência das alunas deste projeto
Para melhor andamento do nosso trabalho estamos organizando os arquivos, fazendo levantamentos das entrevistas a serem feitas, visitas domiciliares e documentação das famílias atendidas.

No mês de agosto, foram feitos atendimentos, sendo:

Programa Atendimento Café da manhã Almoço Lanche Jantar
Recreação

51 crianças 529 529 644 644
Oficinas 155 atendidos        
Funcionários
voluntários
apenados
18 funcionários
voluntários
apenados
192 192 192 ......

Obs: Na recreação infantil temos 23 crianças matriculadas no período da manhã e 28 a tarde.

 

08 de setembro de 2011

A Recreação Infantil do Lar Tia Anastácia está de cara nova. Isto porque desde março contamos com o apoio da FIA - Fundação para a Infância e Adolescência. Estamos atendendo 50 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, moradoras do bairro do Rosário, Perpétuo, Barroso e São Pedro em contra turno escolar e oferecemos duas refeições por turno. Atualmente além da recreadora e da equipe técnica, temos também professor de educação física, de artes e uma pedagoga.

Nós acreditamos que de forma lúdica utilizando-se de brincadeiras educativas e atividades pedagógicas podemos contribuir para que essas crianças tenham um futuro melhor.

 

30 de agosto de 2011

No mês de julho tivemos a nossa festa julina. Agradecemos a todos que nos ajudaram com doações, pois as crianças e suas famílias puderam aproveitar as brincadeiras, a quadrilha e as comidas típicas.

 

12 de julho de 2011


Relatório mensal referente à junho de 2011

No mês de junho, foram feitos atendimentos, sendo:

Oficina Voluntário Quantidade
Geração de trabalho e renda Camila 24 atendimentos
Hip-Hop Giovane 52 atendimentos
Lambaeróbica Renata 64 atendimentos
Olhares (fotografia) Equipe Multiprofissional 190 atendimentos
Pintura a óleo Beatriz Padilha 76 atendimentos
Reforço escolar July 32 atendimentos
Tecelagem Eliane Azevedo 70 atendimentos
Capoeira - Surerj Carlos 364 atendimentos
Futebol - Suderj Átila 88 atendimentos
Protagonismo Juvenil Psicóloga Júlia 13 atendimentos

Adicionados aos 1.050 atendimentos da Recreação Infantil, totalizamos 2.023 atendimentos.

 

8 de junho de 2011


Relatório mensal referente à maio de 2011

No mês de maio, foram feitos atendimentos, sendo:

Oficina Voluntário Quantidade
Geração de trabalho e renda Camila 20 atendimentos
Hip-Hop Giovane 60 atendimentos
Lambaeróbica Renata 55 atendimentos
Olhares (fotografia) Equipe Multiprofissional 240 atendimentos
Pintura a óleo Beatriz Padilha 48 atendimentos
Pulseira de Macramê Vera 36 atendimentos
Reforço escolar July 16 atendimentos
Tecelagem Eliane Azevedo 76 atendimentos
Capoeira - Surerj Carlos 299 atendimentos
Futebol - Suderj Átila 88 atendimentos
Protagonismo Juvenil Psicóloga Júlia 07 atendimentos

Adicionados aos 858 atendimentos da Recreação Infantil, totalizamos 1803 atendimentos.

 

10 de abril de 2011

 

Relatório mensal referente à março de 2011

Durante esse período foram realizados quinze acompanhamentos psicológicos e cinco famílias foram atendidas no estudo de caso feito pela equipe técnica do Lar Tia Anastácia. Se fez necessário encaminhar dois casos para a psicóloga voluntária realizar um atendimento psicológico semanal com essas famílias.
No que se refere as atividades do serviço social foram realizados dois acompanhamentos, sendo que a Assistente Social também fez quatro atendimentos à comunidade. Também foram feitas duas visitas domiciliares de acompanhamento pela Assistente Social da casa e duas visitas institucionais.
Ocorreu nesse mês de março um planejamento para dar início a um grupo de jovens, em que a Psicóloga da casa será responsável, tendo como objetivo trabalhar com essas jovens vários temas como: gravidez na adolescência, preconceito, doenças sexualmente transmissíveis... É importante dar a elas um sentimento de liderança, onde as mesmas possam ter a oportunidade de expor suas opiniões em todos os sentidos.
Temos a intenção de estar sempre fortalecendo nossas atividades e estar sempre aprimorando e trabalhando da melhor maneira possível no LTA, para isso aconteceu uma reunião de Capacitação dos funcionários e voluntários da casa, onde a mesma acontece uma vez por mês.
Cabe ressaltar que o LTA está inscrito nas Reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social e no Conselho Anti-Drogas. As reuniões acontecem mensalmente no espaço cidadão. É importante informar que o LTA está em busca de uma cadeira nas Reuniões do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com o objetivo de participar na fiscalização e deliberações referente as políticas públicas deste segmento. Entendemos que os conselhos são uma forma democrática de controle social e fazer valer esse canal de participação é tarefa de cada cidadão. Logo, a Psicóloga, a Coordenadora e a Assistente Social estão participando dessas reuniões para conquistarmos mais esse objetivo. Além disso, foram feitas duas reuniões da equipe técnica para abordar assuntos diversos inerentes ao LTA.
Também foram realizadas duas reuniões do projeto Olhares iniciado no mês de fevereiro.
Foram necessários oito contatos com a rede de recursos do município para orientar, esclarecer e principalmente acolher nossas famílias do Lar Tia Anastácia.
Realizamos dois atendimentos iniciais de penas e medidas alternativas neste período e quatro acompanhamentos semanais.
Foram realizados dois atendimentos jurídicos.

Atendidos no Mês: 

Programa Atendidos Café da manhã Almoço Lanche Jantar
Recreação 25 crianças 525 525 525 525
Oficinas 141 atendidos        
Funcionários
voluntários
apenados
13 32 35 35 ...

 

Oficinas em andamento:

Oficina Nº de vagas
Tecelagem 8 alunos
Pintura 12 alunos
Corte e costura 10 alunos
Xadrez 10 alunos
Lambaeróbica 20 alunos
Capoeira 15 alunos
Hip Hop 15 alunos
Futebol s/limite de alunos
Reforço Escolar 8 alunos
Projeto Olhares 50 alunos
GTR-Geração Trabalho e Renda 20 alunos
Alfabetização 8 alunos
Pulseiras Macramê 5 alunos